O que devo saber e "ainda" não sei sobre calibração de Audiômetros. (Parte 2)

Hoje vamos falar sobre um tema que gera muita confusão e dúvidas: 
O que é"a calibração"?

 

Esclareço que não quero fazer um tratado sobre calibração aqui, então vou passar de maneira simples o conceito, para que inclusive pessoas leigas possam compreender o conteúdo.Calibração
 
Calibrar é o ato de medir e comparar o objeto em análise com um padrão conhecido.
 
Vamos pegar de exemplo o nosso velho amigo audiômetro, o que ele gera ? Gera tons puros (entre outros sinais), estes possuem como características principais a Frequência (em Hertz) e o Nível de intensidade (em dB).
 
O profissional que presta o serviço de calibração irá inicialmente medir as frequências com um frequencímetro ou com o próprio analisador sonoro se este possuir o recurso, verificando cada uma, anotando seus valores, analisando se o tom está realmente puro e sem distorções, se está dentro da tolerância exigida pelas normas ou não e por fim, se for possível  e necessário, ira proceder o "ajuste".
 
Opa, fiquei confuso agora, mas calibração não significa o ajuste?
Não. Calibrar, como já comentamos é o ato de medir e comparar o valor, já o ajuste é o ato de corrigir o desvio encontrado.
 
Quando  as tolerâncias permitidas são excedidas é obrigatório o ajuste para fazer com que os valores medidos voltem a ficar em conformidade com as exigências das normas. Em alguns casos é necessário  até enviar o equipamento para reparos, pois as frequências e/ ou níveis sonoros podem estar muito desviados devido a algum defeito interno.
 
Posteriormente, e de forma semelhante, será feita a calibração dos níveis sonoros, os famosos "dB". Colocando o transdutor (fone ou vibrador ósseo) acoplado ao "ouvido ou mastóide artificiais" o profissional mede os níveis de pressão sonora ou vibração gerados, anota, analisa e ajusta se necessário.
 
Note que apesar de parecer simples e resumido, esse processo é feito em várias etapas e leva um tempo considerável.  
 
Para ter uma noção, vamos calcular:
O audiômetro do exemplo possui  para calibrar,  fone esquerdo, direito e via óssea, onde são apresentados os estímulos de tom puro de 11 frequências, logoaudiometria, 11 ruídos mascarantes de banda estreita, ruído de fala e de banda larga. Ao total são aproximadamente 70 medições e anotações, lembrando que, depois de feito algum ajuste, todos os valores devem  ser medidos  e anotados novamente para poder gerar o certificado que apresenta, "como estava" e "como ficou" o equipamento após a calibração.
 
Resumindo e orientando:
1) Uma calibração em média demora entre 60 a 90 minutos  dependendo do estado do equipamento,  vale lembrar que as vezes é necessário algum reparo, ou substituição de acessório para concluir o serviço, assim, pode estender-se até por mais tempo.
Todos os recursos, acessórios e funcionalidades obrigatoriamente devem ser verificados pelo profissional calibrador, ou seja não existe "pirlim pim pim" mágico para calibrar um equipamento em 10 minutos.
 
2) O referido profissional deverá possuir  todo o conhecimento, instrumental e padrões necessários para fazer esse serviço.  
 
São utilizados, Ouvido e Mastóide Artificiais, analisador sonoro, microfone de pressão e calibrador sonoro. Sendo que estes últimos 4 itens devem ser calibrados no INMETRO ou laboratórios por ele acreditados para garantir a qualidade e rastreabilidade dos padrões.
 
3) O "Certificado de Calibração" é o documento que prova e valida a calibração de seu equipamento. Ele deve atender os requisitos mínimos exigidos na resolução 365 do CFFa, ser assinado pelo profissional responsável da empresa que prestou o serviço e deve vir acompanhado com cópia dos certificados dos padrões utilizados no processo de calibração. Exija isso.
 
Observação Importante:  
Até o ano de 1995 era muito comum se ouvir o termo "aferição" sendo utilizando para o ato de medir, assim como "calibrar" era sinônimo de "ajustar ou corrigir" os desvios. A partir de 1996 estes termos sofreram uma mudança para adequarem-se  a nova terminologia internacional contida no "VIM" Vocabulário Internacional de Metrologia, tomando respectivamente os sentidos descritos no inicio de nosso texto. Assim, o termo aferição caiu em desuso.
 
Por hoje é só! Em breve postarei mais assuntos intimamente relacionados com este tema. Espero que tenham gostado.  Curta, compartilhe ou comente.
 
Obrigado
 
Referencias:
Resolução 365 do CFFa. Site do Conselho Federal de fonoaudiologia: http://www.fonoaudiologia.org.br/legislacaoPDF/Res%20365-09%20-%20Calibracao%20Audiometro.pdf
 
Qual a diferença entre Aferição e Calibração? Site Labelo /PUCRS: http://www3.pucrs.br/portal/page/portal/labelo/Capa/Perguntasrespostas#faqb23

 

Por Jorge Calleros

Master Audiologia