O que devo saber e "ainda" não sei sobre calibração de Audiômetros. (Parte 2)
Hoje vamos falar sobre um tema que gera muita confusão e dúvidas:
O que é"a calibração"?
Esclareço que não quero fazer um tratado sobre calibração aqui, então vou passar de maneira simples o conceito, para que inclusive pessoas leigas possam compreender o conteúdo.
Calibrar é o ato de medir e comparar o objeto em análise com um padrão conhecido.
Vamos pegar de exemplo o nosso velho amigo audiômetro, o que ele gera ? Gera tons puros (entre outros sinais), estes possuem como características principais a Frequência (em Hertz) e o Nível de intensidade (em dB).
O profissional que presta o serviço de calibração irá inicialmente medir as frequências com um frequencímetro ou com o próprio analisador sonoro se este possuir o recurso, verificando cada uma, anotando seus valores, analisando se o tom está realmente puro e sem distorções, se está dentro da tolerância exigida pelas normas ou não e por fim, se for possível e necessário, ira proceder o "ajuste".
Opa, fiquei confuso agora, mas calibração não significa o ajuste?
Não. Calibrar, como já comentamos é o ato de medir e comparar o valor, já o ajuste é o ato de corrigir o desvio encontrado.
Quando as tolerâncias permitidas são excedidas é obrigatório o ajuste para fazer com que os valores medidos voltem a ficar em conformidade com as exigências das normas. Em alguns casos é necessário até enviar o equipamento para reparos, pois as frequências e/ ou níveis sonoros podem estar muito desviados devido a algum defeito interno.
Posteriormente, e de forma semelhante, será feita a calibração dos níveis sonoros, os famosos "dB". Colocando o transdutor (fone ou vibrador ósseo) acoplado ao "ouvido ou mastóide artificiais" o profissional mede os níveis de pressão sonora ou vibração gerados, anota, analisa e ajusta se necessário.
Note que apesar de parecer simples e resumido, esse processo é feito em várias etapas e leva um tempo considerável.
Para ter uma noção, vamos calcular:
O audiômetro do exemplo possui para calibrar, fone esquerdo, direito e via óssea, onde são apresentados os estímulos de tom puro de 11 frequências, logoaudiometria, 11 ruídos mascarantes de banda estreita, ruído de fala e de banda larga. Ao total são aproximadamente 70 medições e anotações, lembrando que, depois de feito algum ajuste, todos os valores devem ser medidos e anotados novamente para poder gerar o certificado que apresenta, "como estava" e "como ficou" o equipamento após a calibração.
Resumindo e orientando:
1) Uma calibração em média demora entre 60 a 90 minutos dependendo do estado do equipamento, vale lembrar que as vezes é necessário algum reparo, ou substituição de acessório para concluir o serviço, assim, pode estender-se até por mais tempo.
Todos os recursos, acessórios e funcionalidades obrigatoriamente devem ser verificados pelo profissional calibrador, ou seja não existe "pirlim pim pim" mágico para calibrar um equipamento em 10 minutos.
2) O referido profissional deverá possuir todo o conhecimento, instrumental e padrões necessários para fazer esse serviço.
São utilizados, Ouvido e Mastóide Artificiais, analisador sonoro, microfone de pressão e calibrador sonoro. Sendo que estes últimos 4 itens devem ser calibrados no INMETRO ou laboratórios por ele acreditados para garantir a qualidade e rastreabilidade dos padrões.
3) O "Certificado de Calibração" é o documento que prova e valida a calibração de seu equipamento. Ele deve atender os requisitos mínimos exigidos na resolução 365 do CFFa, ser assinado pelo profissional responsável da empresa que prestou o serviço e deve vir acompanhado com cópia dos certificados dos padrões utilizados no processo de calibração. Exija isso.
Observação Importante:
Até o ano de 1995 era muito comum se ouvir o termo "aferição" sendo utilizando para o ato de medir, assim como "calibrar" era sinônimo de "ajustar ou corrigir" os desvios. A partir de 1996 estes termos sofreram uma mudança para adequarem-se a nova terminologia internacional contida no "VIM" Vocabulário Internacional de Metrologia, tomando respectivamente os sentidos descritos no inicio de nosso texto. Assim, o termo aferição caiu em desuso.
Por hoje é só! Em breve postarei mais assuntos intimamente relacionados com este tema. Espero que tenham gostado. Curta, compartilhe ou comente.
Obrigado
Referencias:
Resolução 553 do CFFa. Site do Conselho Federal de fonoaudiologia: https://www.fonoaudiologia.org.br/resolucoes/resolucoes_html/CFFa_N_553_19.htm
Qual a diferença entre Aferição e Calibração? Site Labelo /PUCRS: http://www3.pucrs.br/portal/page/portal/labelo/Capa/Perguntasrespostas#faqb23
Por Jorge Calleros
Master Audiologia