Master Audiologia

O que é "a calibração"?

Calibrar é o ato de medir e comparar o objeto em análise com um padrão conhecido.

Vamos pegar de exemplo o nosso velho amigo audiômetro, o que ele gera? Gera tons puros (entre outros sinais), estes possuem como características principais a Frequência (em Hertz) e o Nível de intensidade (em dB).

O profissional que presta o serviço de calibração irá inicialmente medir as frequências com um frequencímetro ou com o próprio analisador sonoro se este possuir o recurso, verificando cada uma, anotando seus valores, analisando se o tom está realmente puro e sem distorções, se está dentro da tolerância exigida pelas normas ou não e por fim, se for possível e necessário, irá proceder o "ajuste".

Posteriormente, e de forma semelhante, será feita a calibração dos níveis sonoros, os famosos "dB". Colocando o transdutor (fone ou vibrador ósseo) acoplado ao "ouvido ou mastóide artificiais", o profissional mede os níveis de pressão sonora ou vibração gerados, anota, analisa e ajusta se necessário.

Opa, fiquei confuso agora, mas calibração não significa o ajuste?

Não. Calibrar, como já comentamos, é o ato de medir e comparar o valor, já o ajuste é o ato de corrigir o desvio encontrado.

Quando as tolerâncias permitidas são excedidas, é obrigatório o ajuste para fazer com que os valores medidos voltem a ficar em conformidade com as exigências das normas. Em alguns casos, é necessário até enviar o equipamento para reparos, pois as frequências e/ou níveis sonoros podem estar muito desviados devido a algum defeito interno.

Note que, apesar de parecer simples e resumido, esse processo é feito em várias etapas e leva um tempo considerável.

Para ter uma noção, vamos calcular: O audiômetro do exemplo possui, para calibrar, fone esquerdo, direito e via óssea, onde são apresentados os estímulos de tom puro de 11 frequências, logoaudiometria, 11 ruídos mascarantes de banda estreita, ruído de fala e de banda larga. Ao total são aproximadamente 70 medições e anotações, lembrando que, depois de feito algum ajuste, todos os valores devem ser medidos e anotados novamente para poder gerar o certificado que apresenta "como estava" e "como ficou" o equipamento após a calibração.

Resumindo e orientando:

  • 1) Uma calibração em média demora entre 60 a 90 minutos dependendo do estado do equipamento. Vale lembrar que às vezes é necessário algum reparo ou substituição de acessório para concluir o serviço, assim, pode estender-se até por mais tempo. Todos os recursos, acessórios e funcionalidades obrigatoriamente devem ser verificados pelo profissional calibrador, ou seja, não existe "pirlim pim pim" mágico para calibrar um equipamento em 10 minutos.
  • 2) O referido profissional deverá possuir todo o conhecimento, instrumental e padrões necessários para fazer esse serviço. São utilizados, Ouvido e Mastóide Artificiais, analisador sonoro, microfone de pressão e calibrador sonoro. Sendo que estes últimos 4 itens devem ser calibrados no INMETRO ou laboratórios por ele acreditados para garantir a qualidade e rastreabilidade dos padrões.
  • 3) O "Certificado de Calibração" é o documento que prova e valida a calibração de seu equipamento. Ele deve atender os requisitos mínimos exigidos na resolução 365 do CFFa, ser assinado pelo profissional responsável da empresa que prestou o serviço e deve vir acompanhado com cópia dos certificados dos padrões utilizados no processo de calibração. Sempre exija isso.

Observação Importante:

Até o ano de 1995 era muito comum se ouvir o termo "aferição" sendo utilizado para o ato de medir, assim como "calibrar" era sinônimo de "ajustar ou corrigir" os desvios. A partir de 1996, estes termos sofreram uma mudança para adequarem-se à nova terminologia internacional contida no "VIM" Vocabulário Internacional de Metrologia, tomando respectivamente os sentidos descritos no início de nosso texto. Assim, o termo aferição caiu em desuso.

Qual a diferença entre Aferição e Calibração?

Até o ano de 1995 eram utilizados os termos Aferição e Calibração com sentidos diferentes. Por Aferição entendia-se a comparação entre os valores gerados por um padrão de referência e o valor efetivamente medido pelo instrumento sob análise... Ver mais


Referências:

Resolução 553 do CFFa. Site do Conselho Federal de Fonoaudiologia: http://www.fonoaudiologia.org.br/legislacaoPDF/Res%20365-09%20-%20Calibracao%20Audiometro.pdf

Aferição e Calibração: PUC / Labelo: https://www.pucrs.br/labelo/faq/