Qual a diferença entre Aferição e Calibração?
Até o ano de 1995, eram utilizados os termos Aferição e Calibração com sentidos diferentes.
Por Aferição, entendia-se a comparação entre os valores gerados por um padrão de referência e o valor efetivamente medido pelo instrumento sob análise.
Por outro lado, Calibração referia-se ao ato de abrir o instrumento e proceder sua manutenção, até que este voltasse a medir dentro dos parâmetros estabelecidos pelo fabricante. Após esta intervenção, o instrumento retornava ao laboratório, onde era então procedida a Aferição.
A partir de 1996, estes termos sofreram uma mudança no vocabulário técnico nacional a fim de se adequarem à terminologia internacional ou VIM – Vocabulário Internacional de Metrologia.
Hoje, a palavra Aferição caiu em desuso. Em seu lugar, foi incluída a palavra Calibração, e o que antes se entendia por calibração passou a ser chamado de Ajuste.
Assim, quando nos referimos a uma Calibração, na verdade queremos dizer o ato de comparar as leituras da Unidade Sob Teste com os valores gerados pela Unidade de Medição Padrão. Já o Ajuste corresponde à manutenção do instrumento que apresentou um erro muito grande durante o processo de calibração.